Como verificar se o Apontamento de Domínio está correto

O apontamento de DNS errado é um dos motivos mais comuns para um site estar fora do ar. Neste tutorial você vai aprender a verificar se o apontamento de domínio está correto, utilizando várias ferramentas de WHOIS online, como who.is , whois.net e whois.domaintools.com.

O Que Você Vai Precisar

Antes de começar o tutorial você vai precisar:

  • Serviço de hospedagem ativo e domínio registrado.
  • Conexão de internet.

Termos Utilizados

Primeiro vamos esclarecer dois termos que vamos utilizar bastante neste tutorial e é fundamental que fique claro desde já, são eles:

  • Extensão de domínio – Por definição, a extensão de um domínio representa sua categoria. Por exemplo, se o seu domínio é exemplo.com, a parte ‘.com’ é a ‘extensão do domínio’.
  • Pesquisa WHOIS – Uma pesquisa feita para verificar a disponibilidade de um domínio, os dados de seu dono, e o mais importante  – os dados DNS/nameservers.

1º Passo – Conferir os Nameservers da sua Hospedagem.

Os nameservers a serem utilizados geralmente são informados no painel de controle da hospedagem. Procure por informações como NameserversRegistros DNSDNSAtualizar NameserversDetalhes de Conta, etc.

Se você não conseguir encontrar essas informações, entre em contato com a equipe de suporte de seu provedor de hospedagem.

2º Passo – Escolher a Ferramenta WHOIS

As ferramentas de pesquisa WHOIS são geralmente criadas pelos próprios registradores de domínio, e algumas extensões menos comuns como “.es”, “.xyz”, etc. não podem ser verificadas em uma pesquisa universal. Neste caso pesquise diretamente pela extensão do domínio no Google, por exemplo ‘.xyz whois’:

escolhendo whois

Quase sempre o primeiro resultado vai ser a ferramenta que você precisa.

Se o seu domínio possui uma extensão mais comum (como .com, .net, .org, etc.), é só buscar em uma das ferramentas do 3º passo.

3º Passo – Usar o WHOIS para Descobrir o Apontamento de Domínio Atual

Independente da ferramenta WHOIS que você utilizar, geralmente vai ter um campo de pesquisa onde você vai informar o seu domínio:

Para o who.is:

verificar apontamento de domínio pelo who is

Para o whois.net:

verificar apontamento de domínio pelo who is.net

Para o whois.domaintools.com:

verificar apontamento de domínio pelo whois lookup

Para dar continuidade, pesquise pelo seu domínio no campo de pesquisa e clique em ‘Search’.

Problemas Comuns:

  • O domínio aparece como Disponível para Registro (Available for Registration)

exemplo de domínio disponível

Isto significa que o domínio em questão ainda não está registrado. Ou seja, você vai ter que comprar o domínio para poder utilizar no seu site.

Ou

Você simplesmente cometeu um erro de digitação na hora de pesquisar pelo domínio. Tente digitar o domínio novamente ou copie/cole diretamente do site do registrador. Também pode ser que a ferramenta whois que você está utilizando esteja com as informações desatualizadas (geralmente acontece quando o domínio foi registrado faz pouco tempo). Se for o caso, tente usar outra ferramenta.

  • A pesquisa não mostra os Nameservers

xyz lookup

Geralmente ocorre quando você pesquisa por extensões menos comuns, como .es, .xyz, etc. Neste caso retorne ao 2º passo para descobrir qual é a ferramenta ideal para você.

4º Passo – Comparar os Nameservers

Agora que você já sabe para quais nameservers seu domínio está apontando, é só comparar com os nameservers informados pelos seu provedor de hospedagem. Se eles forem iguais, o domínio está apontando corretamente para a hospedagem.

Se forem diferentes, é necessário acessar o painel de controle de onde o domínio foi registrado e alterar (verificar  Passo).

Conclusão

Pronto, agora você sabe como pesquisar e analisar os nameservers para verificar se o apontamento de domínio está correto. Assim você vai sempre saber se o seu domínio está apontando para os nameservers corretos de seu provedor de hospedagem.

  • dns, domínio
  • 0 Usuários acharam útil
Esta resposta lhe foi útil?

Artigos Relacionados

Como Comprar um Domínio

Um nome de domínio é necessário para que as pessoas encontrem seu site na internet. É por isso...

Passo a passo para alterar seu provedor via Registro .BR

No caso de você já ter seu CPF cadastrado no site do Registro.Br, para você alterar seus DNS...